Brasília - O Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco deverá iniciar suas operações já em 2012, segundo o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, declarou ontem durante visita ao Escritório Regional de Gerenciamento e Apoio Técnico do Projeto em Salgueiro. As obras têm conclusão prevista para o primeiro semestre de 2012. A entrada em operação ocorreria até seis meses depois.
O ministro esteve reunido por quase duas horas com técnicos e coordenadores de campo que fazem o acompanhamento das obras, e afirmou que a manutenção do ritmo de implantação do Projeto São Francisco é prioridade do governo Dilma Rousseff. Bezerra Coelho esteve no local acompanhado do governador Eduardo Campos.
O Eixo Leste, com captação no lago da Barragem de Itaparica, no município de Floresta, percorrerá 220 km até o Rio Paraíba (PB), após ter parte da vazão transferida para as bacias dos Rios Pajeú e Moxotó, e para o Agreste de Pernambuco.
O Eixo Norte, com 426 km, tem conclusão prevista para 2012 e início das operações no ano seguinte. Atualmente está com avanço de 52%. A captação será diretamente no Rio São Francisco, próximo à cidade de Cabrobó. A água do canal irrigará as Bacias dos rios Salgados e Jaguaribe, no Ceará; Apodi, no rio Grande do Norte, e Piranhas-Açu, na Paraíba e Rio Grande do Norte.
Com informações do Ministério da Integração Nacional