segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Ministro Fernando Bezerra Coelho anuncia criação de linha de crédito para comércio da região serrana do Rio de Janeiro

18/01/2011

Brasília - O Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, anunciou na tarde desta terça-feira (18/01) em Nova Friburgo a criação de uma linha de crédito facilitada para que a indústria e o comércio da região serrana do Rio se recuperem. A região foi devastada pela chuva da semana passada.
A proposta, que deve ser anunciada oficialmente na quinta-feira (20/01), é de uma linha de financiamento com dois a quatro anos de carência, juros baixos e com prazo de pagamento de até dez anos. O objetivo é dar capital de giro ao comércio e reconstruir a infraestrutura.
A cidade de Nova Friburgo é um dos principais polos de produção de moda íntima do país, além de forte atuação no setor metal e mecânico e importante ponto turístico.
O anúncio foi feito depois de o ministro reunir-se na Prefeitura de Nova Friburgo com o governador Sérgio Cabral (PMDB), o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o ministra da Justiça, José Eduardo Cardozo, além de autoridades estaduais e municipais.
Cabral, por sua vez, reclamou do sistema de alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). "A Defesa Civil do Estado repassou às cidades um alerta que ela recebe todos os dias de chuva moderada a forte. O que você interpreta de chuvas moderadas a forte, se toda vez você recebe o mesmo relatório?" questionou.
Segundo estimativas do governo do Estado, há 10 mil pessoas trabalhando nas sete cidades atingidas para resgatar vítimas, limpar e recuperar as vias. Cerca de 5.600 famílias estão desabrigadas nesses municípios. A estimativa da Secretaria de Assistência Social é de que a partir de fevereiro os desabrigados recebam a primeira parcela do aluguel-social, que deve durar por 12 meses.
O comitiva dos ministros e do governador saiu de Nova Friburgo às pressas, temendo que uma pancada de chuva que se aproximava a deixasse presa na cidade. O helicóptero decolou pouco depois das 15h, sob forte chuva. Alguns membros da comitiva não conseguiram chegar a tempo ao campo do Friburguense, local onde estava a aeronave, e foram deixados para trás.